quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Artesanato Alagoano perdendo sua Identidadeda

Os turistas que visitam o Estado de Alagoas, mais precisamente sua capital, Maceió, encontrarão rendas e bordados de beleza inconfundível, retrato de uma cultura que passa de mãos em mãos através das gerações.
Ao todo, em Maceió existem 4 pontos especificos para venda de produtos artesanais, que podem ser encontrados no Núcleo Artesanal do Pontal da Barra, Casa do Artesão, Mercado de Artesanato de Maceió e Feirinha de Artesanato da Pajuçara. Mas infelizmente parte de nosso artesenato aos poucos estão perdendo sua identidade. Alguns que pertecem a Feirinha de Artesanato da Pajuçara, um dos maiores pontos turísticos da capital, estão deixando de produzir suas próprias peças. Roupas, brincos, dentre outros protudos estão sendo produzidos por alguma industria de maior porte, transformando o artesanato em peça industrial, tirando totalmente seu valor.
No local deveria vender apenas coisas produzidas na terra e feitas pelos proprios artesãos, para valorizar o povo alagoano e as nossas culturas. O que poucos sabem é que as peças vendida pode ser um produto industrial e não artesanal. O papel de alguns artesãos se dá em apenas comprar a materia prima e revende-la, não tendo nenhum trabalho na hora de confeccioná-lo. Tornando-se um mero itermediador na produçao dessas peças "artesanais", trocando seu papel por maquinas. Alguns arfimam não possuirem mais condições para fazer as peças. Os principais fatores que levam a isso é o cansaço pelos anos de trabalho e a falta de tempo, pois teriam que produzir e vender ao mesmo tempo.
Mas se é feirinha do artesanato, nao deveria ter só peças artesanais? Será que essas culturas podem acabar de vez? Esperamos que não. Existem artesões que ainda cultivam a tradição de produzir tudo, mesmo reclamando da pouca valorização dada ao seu trabalho. Se o nome é dado como artesanato, tem que ser produzido pelos próprios.

Nenhum comentário: