domingo, 23 de novembro de 2008

Nossos Folguedos e Danças

Alagoas possuí atualmente 14 folguedos natalinos, dois folguedos de festas religiosas, quatro folguedos carnavalescos com estrutura simples, dois torés e três danças, totalizando 29 folguedos e danças alagoanas.O que diferencia o folguedo da dança é o sentido de representação, ausente na dança e presente nos folguedos.
Tanto os folguedos como a dança continua sendo praticado pelos alagoanos. Para mim na capital não é tão valorizada como deveria, no interior do estado se da bem mais valor. Existem vários tipos de folguedos como: Reisado, Guerreiro, Boi alagoano, Chegança, Fandango, Fandango entre outros.

*Um pouco sobre folguedos
Guerreiro - O guerreiro é um folguedo de característica alagoana, surgiu entre os anos 1927 e 1929. Nasceu da mistura do Reisado, Auto dos Caboclinhos, Chegança e Pastoril, gu
ardando com o primeiro uma grande semelhança, quebrada apenas pelo maior número de figurantes e episódios, além de trajes mais ricos e cantigas mais belas. Possui em média 36 personagens entre rei, rainha, mestre, contramestre, palhaço, etc.
È uma seqüência de cantigas dançadas por um conjunto de bailarinos paramentados de vestimentas multicoloridas, imitando antigos trajes da nobreza colonial. È justamente a vestimenta que mais chama a atenção neste folguedo. Nestes paramentos, as seda, o brocado e os metais e pedras preciosas são substituídos, pelo gosto e possibilidade econômica do povo, por fitas, espelhos, enfeites de árvore de natal, contas coloridas, diademas e coroas de imitação.
Quilombo - O folguedo inicialmente, tido como originário na Serra da Barriga, mas não existe nenhuma ligação entre os Quilombos dos Palmares e o folguedo. Foi uma adaptação alagoana da dança que representava luta, as vezes entre brancos e negro, índios, mouros e cristãos. O auto é apresentado em barracas ou rancho de palha, enfeitado com bandeirinhas e realiza-se em três etapas.
Poucas pessoas valorizam o que é da terra, como estes folguedos e dança que na maioria das vezes o evento é aberto ao publico. Devemos valorizar mais as coisas da nossa terra, vamos prestigiar o que é bonito e nosso de alguma forma.

Nenhum comentário: